23.11.11

Parabéns pai

Meu pai faz hoje 62 anos. Começou a escrever as suas memórias, o seu grande romance de uma vida de intensa coragem, aos 61. O resultado, ainda provisório, é a coisa mais enternecedora que alguma vez li. Não resisti. E partilhei. Sou um filho babado sem saber como dizer "parabéns pai".


«Lembro-me que a partir dos meus três anos já começava a perceber o que tinha a fazer para  sobreviver.
E aos quatro já fazia recados por uma côdea.
E aos cinco anos já ia para o campo, para frente de quatro cornos e oito pernas para sobreviver.
E aos seis ia cortar erva para dar de comer a esses quatro ou mais cornos.
E aos sete ia cortar mato para a corte e era preciso fazer na terra.
Até que chegou o dia de ir a escola já com os meus nove anos e no primeiro dia fiquei muito admirado. Quando tocou a sineta para ir lanchar fiquei muito admirado por ver eles ir brincar. Era coisa que eu não sabia, pensava que isso não existia, mas aos poucos fui-me habitando. Entretanto chega a primavera lá vai o Fernando deixar as aulas para ir para a frente dos tais quatro cornos e oito pernas. Maldito tempo e maldita situação. Lá passou o tempo do dos meus dez anos sem ler e escrever. Maldito Salazar!»

Fernando Mendes, meu pai.

1 comentário: